Resumo do Capitulo I de ZwIKSprache n.º6 (2025)

O ensino de PLE a deficientes visuais espanhóis
Aus dem Band: Gramática Comunicativa e Ensino de Português Língua Não Materna num Mundo Multilíngue
Lilian dos Santos Ribeiro
DOI: https://doi.org/10.34806/9783946409076-i
Resumo:
Neste trabalho, pretende-se propor metodologias centradas na abordagem comunicativa para o ensino de português como língua estrangeira (PLE) a deficientes visuais espanhóis. Todas as atividades de PLE estão desenvolvidas e têm foco nas habilidades e destrezas da competência comunicativa, além de estudos contrastivos entre português e espanhol adaptados às necessidades de aprendizagem de deficientes visuais espanhóis. A abordagem aqui utilizada é respaldada em bibliografia pertinente e em dados empíricos coletados pela autora por meio de entrevistas com diretores, coordenadores, docentes e discentes, observações e estágio em centros de reabilitação para pessoas cegas e deficientes visuais. Neste sentido, considera-se que este estudo poderá contribuir para formação de um referencial teórico metodológico, com base científica e de caráter didático.
Palavras-chave: PLE, cegos, visão, multissensorial, ONCE.
Abstract:
In diesem Beitrag werden Methoden zum Unterricht von Portugiesisch als Fremdsprache für spanische Sehbehinderte vorgestellt. Alle Aktivitäten des Portugiesischunterrichts sind darauf ausgerichtet die kommunikativen Kompetenzen zu entwickeln, dabei jedoch die Bedürfnisse und Lernprozesse von spanischen Sehbehinderten zu berücksichtigen. Der Ansatz wurde auf der Grundlage der einschlägigen Forschung, von Interviews mit Lehrenden und Lernenden sowie Koordinatoren und Direktoren sowie begleitender Beobachtung in Rehabilitationszentren für Sehbehinderte entwickelt. So ist das das Ziel dieses Beitrags, einen wissenschaftlich und didaktisch fundierten theoretischen und methodischen Bezugsrahmen für den Portugiesischunterricht für Sehbehinderte zu entwickeln.
Schlagworte: Portugiesisch als Fremdsprache; Blinde; Sehbehinderung; Multisensorialität; ONCE
Como citar este capítulo:
Ribeiro, Lilian dos Santos (2025): «O ensino de PLE a deficientes visuais espanhóis», in: Johnen, Thomas/ Santos, Liliane/ Schmidt-Radefeldt, Jürgen (eds.): Gramática Comunicativa e Ensino de Português Língua Não Materna num Mundo Multilíngue: Estudos In Memoriam do Professor Doutor João Malaca Casteleiro. Westsächsische Hochschule Zwickau, Fakultät Angewandte Sprachen und Interkulturelle Kommunikation (ZwIKSprache; 6), 195-222. ISBN: 978-3-946409-07-6; DOI: 10.34806/9783946409076-i